quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sensibilização precoce à língua estrangeira

Por Mafalda Napierala*



Olá! Sou Educadora de Infância e dou aulas de Inglês há dois anos em Jardins de Infância. Não gosto de dizer “dou aulas”, prefiro antes dizer “sensibilizo para a existência de outra língua - inglês”.

Levo, às crianças dos Jardins, recursos materiais, muitos jogos e canções em inglês para nos divertirmos todos juntos a conhecer outra língua.

Na realidade, também não gosto da ideia de ir uma pessoa de fora do Jardim de Infância “dar inglês”, quando defendo que nesta idade são os educadores, os pais e os irmãos, os melhores, e certamente mais interessantes para a criança, meios de fazer “o mundo” chegar até ela.

Mas é o que estou a fazer no momento, tentando ser o mais próxima possível do dia-a-dia das crianças e das equipas dos Jardins, nas 2/ 3 horas por semana que passo em cada Jardim, e adoro o que faço! Falar-vos-ei um bocadinho dos porquês da importância de ter um contacto intencional com a língua inglesa (ou outra língua) em idade pré-escolar e nalgumas formas muitíssimo acessíveis de proporcionar o mesmo.

O contacto intencional na infância com a Língua Inglesa vai alargar na criança a compreensão do mundo. Vai permitir também “aproveitar” a idade em que somos naturalmente “esponjas” de tudo o que nos rodeia para aprender inglês e desenvolver competências comunicativas na criança.

Regularmente as crianças ouvem inglês, contactam com crianças que falam outras línguas, e têm naturalmente curiosidade. É importante contactarem desde cedo com a realidade de que existem outros países, outras culturas, outras caras e diferentes formas de viver. Outros sons, possíveis de serem reproduzidos.

Vivemos num mundo multicultural e não estamos sozinhos no nosso cantinho.

Quanto mais novas, mais receptivas estão as crianças a novas aprendizagens, nomeadamente de uma língua. Gostam de experimentar, arriscam sem medo. Quem é que nunca “cantou” em inglês “a fingir”?

Mais tarde, quando aprenderem inglês “formalmente”, já não existem tantos receios e medo de errar pois já foi construída confiança na produção de palavras, e a criança desenvolve a sua auto-estima. E assim será até mais fácil a aprendizagem de uma terceira língua.

O contacto com o inglês, os seus sons, entoações e ritmos, permite o desenvolvimento de competências comunicativas. Educa o ouvido, a percepção, a concentração e a capacidade articulatória.

O contacto com o inglês pode-se fazer diariamente através da repetição de frases, do contacto com recursos em inglês e de situações de jogo.

A repetição de frases como “Good morning”, “How are you?”, “Let’s play”, “Let’s go”, “Sleep well”, etc., é uma forma muito acessível e possível de se tornar rotineira, de permitir o contacto com o inglês. Associando um momento que já conhecem a uma palavra ou expressão dita em inglês, apercebem-se facilmente dos significados, e não é nunca preciso traduzir, apenas repetir regularmente e até ajudar gesticulando. Quando menos esperamos, já são eles que nos respondem em inglês!

A convivência com livros, CDs, desenhos animados e sites para a infância em inglês (todos monitorizados), é outra forma de contactar naturalmente com a língua. Principalmente se os recursos materiais tiverem personagens já conhecidas, como o Noddy, o Bob o Construtor, ou o Ruca.

Os jogos, lenga-lengas e canções são um óptimo aliciante para se entrar no mundo do inglês a brincar. Assim como a canção do “Happy Birthday” quando alguém faz anos, lenga-lengas (ver no fim do texto), o vestir enquanto dizemos as peças de roupa ou partes do corpo em inglês, contar as escadas a subir/ descer, a comida ou dizer as partes da casa à medida que vamos entrando.

O objectivo não é então ensinar vocábulos às crianças, mas permitir-lhes sentirem-se bem a experimentar falar inglês, divertirem-se e assim aprenderem naturalmente. A repetição é essencial. É importante não corrigir a expressão ou palavra proferida pela criança, mas ir repetindo correctamente até a própria criança se inteirar da forma como as palavras são pronunciadas.

“One, two
I love you.
Three, four
Let’s count some more.
Five, six
Get your sticks.
Seven, eight
Counting is great.

Nine, ten
Numbers are friends.
Let’s count them all again!”


Alguns sites úteis:
 http://www.noddy.com/uk
 http://www.bobthebuilder.com/uk/index.asp
 http://www.thomasandfriends.com/uk/


*Mafalda Napierala é educadora de infância e viveu dois anos nos Estados Unidos onde trabalhou como au pair. Actualmente é responsável pela implementação de um projecto itinerante de sensibilização precoce à língua inglesa em jardins de infância. Dá também formação nesta área.

5 comentários:

  1. Que engraçado encontrá-la aqui! Sou seguidora atenta do Bebé Filósofo e a Mafalda foi "professora" da minha filha até à uns meses... já tinha sido em 2007/2008 na Infancoop, em Caldas da Rainha. A Adriana tem 6 anos e é fã da Mafalda.

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  2. Pois é Mafalda, e assim foi introduzida a lingua inglesa às crianças da Infancoop... com muita sabedoria de alguem que muito tem para partilhar, uma Educadora de grande Qualidade para a qual eu mando uma grande abraço.

    Ina Vasques

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  3. grande mafalda!!
    q evolução desde os tempos do cadaval (tempo aventura) enquanto monitora

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  4. olá!!!!!!!eu sou responsável de um jardim infantil , eu preciso urgentemente de ajuda para elaboração de um projeto, para inserção de aula de inglês. fico á vossa espera. bjinhos

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