segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Carnaval em segurança: um alerta da APSI

As férias de Carnaval na neve são cada vez mais frequentes. Tanto em Portugal, como no estrangeiro, os desportos de Inverno são muito procurados e, todos sem excepção, aproveitam para aprender a esquiar, patinar no gelo ou outras actividades.

Em todos estes desportos, mas também em simples brincadeiras na neve ou no gelo, é fundamental relembrar que uma queda pode ter consequências graves.

Apesar de não ser obrigatório por lei, a APSI alerta para a importância da utilização de capacete, a par com todo o restante equipamento de protecção. O capacete deve ser adequado ao tamanho da cabeça e usado sempre bem apertado, para evitar traumatismos cranianos com sequelas graves em caso de queda, pois a neve e o gelo são muito duros.

Também nas longas viagens para chegar aos destinos de neve, a APSI relembra que um Sistema de Retenção para Crianças (cadeirinha) só protege se for utilizado correctamente, de acordo com as instruções do fabricante. Os mais pequenos devem viajar de costas, pelo menos até aos 18 meses de idade. As cargas devem ser bem acondicionadas. E lembre-se de fazer paragens frequentes para que todos possam descansar.

E, como habitualmente, a APSI alerta para alguns cuidados com os disfarces e máscaras usados no Carnaval:

- comprar disfarces com a marcação CE (norma dos brinquedos) e indicações em português;

- preferir fatos e acessórios adaptados ao tamanho da criança e não inflamáveis; evitar cordões e fios à volta do pescoço, capas e saias muito compridas, chinelos, sapatos largos ou com saltos muito altos, calças ou mangas muito largas…

- as máscaras devem ter aberturas que permitam ver e respirar bem; prender com cuidado chapéus e lenços para que não tapem a visão, provocando quedas ou embates em obstáculos;

- escolher espadas, facas e outros acessórios em material macio e flexível.


Uma palavra final para os “estalinhos”, que podem rebentar nos bolsos das calças provocando queimaduras e para as bombas de Carnaval que não são brinquedos e todos os anos provocam acidentes graves.


Todos queremos brincar muito; mas sem acidentes que deixem marcas para sempre!


A APSI organiza acções de formação para profissionais de diversas áreas e outras dirigidas a famílias.
No dia 11 de Fevereiro, realiza-se em Lisboa uma acção de formação “Prevenção de Acidentes no 1º Ano de Vida” dirigida a casais à espera de bebé, pais, mães, avós e outros familiares de crianças até 1 ano, amas e babysitters.
Mais informações no site da APSI – www.apsi.org.pt, através do telefone 21 88 44 100 ou do endereço rferreira@apsi.org.pt
*A APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil) é uma associação privada sem fins lucrativos, com o estatuto de utilidade pública, que tem como objectivo promover a união e o desenvolvimento de esforços para a redução do número e da gravidade dos acidentes e das suas consequências nas crianças e jovens em Portugal. Regularmente irá colaborar com O Bebé Filósofo disponibilizando informação que ajude a informar todos os que contactam com a criança, no sentido de prevenir acidentes.

1 comentário:

  1. Acessórios molinhos e pequeninos! Devia ir uma cópia deste post para todos os pais! Hoje num feitiço uma pequena fadinha princesa ia espetando a sua varinha no olho de uma dama antiga à minha frente, enquanto um 'car' lutava para se conseguir movimentar com o seu fato gigante, os zorros batiam em tudo com as suas super espadas ao passar e uma criança chorava sem parar porque não tinha fato.

    ResponderEliminar