sexta-feira, 19 de março de 2010

Feliz Dia, Pai.

Post colectivo escrito por  filhos, filhas e pais*



Ser pai é ser um herói sem capa todos os dias e todas as noites.

Acordar bem disposto...E ter um coração azul com braços fortes e generosos.

É olhar sempre por nós... Mesmo que seja de longe...

Ninguém sabe ser pai, mas para que os filhos não se apercebam, os pais aprendem todos os dias a sê-lo: estudando à noite, às escondidas, as lições do coração.

Depois sentam-se no chão e brincam com os filhos, sujam a cara e mãos sem se importarem com isso, cantam na rua sem querer saber se alguém ouve, só porque isso faz os filhos rir de alegria.

(Vamos tentar conseguir brincar na rua ............... os nossos pais brincaram e contam-nos como foram felizes).

Ser pai é aprender a dar tudo… e a não esperar nada em troca.

É acordar a meio da noite para ver se estão cobertos e não apanham frio e ajudar...

É fazer que está tudo bem mesmo quando não está. Ser sólido e fiável e tranquilizador, ser clássico como nos ensinaram que tinha de ser - mas ser também um miúdo entre os miúdos, como nos ensinaram que não podia ser! É ter juízo e, de vez em quando, deixar de o ter.

Ser pai... É sonhar com eles, como eles e para eles. É sonhar acordado e dormir pronto a erguer-se por eles!

É amá-los como só o próprio amor de um pai permite amar. Ser pai é estar pronto e sempre alerta a toda a hora, a todo o minuto e saber que, a qualquer momento, é preciso voltar a ser criança, e deixar-se ir, como a suave brisa que lhes toca o rosto miudinho, sorridente, numa qualquer perfeita manhã de primavera!

Ser pai é ser criança, por eles... Eles, os meus bebés.

É Amar, É Aconchegar, É Mimar e estar sempre lá... seja para enxugar a lágrima ou para rebolar no chão à gargalhada. Ser Pai é Orgulho... É amar incondicionalmente!

É vestir a pele dos nosso heróis imaginários em brincadeiras mil, defender-nos dos "maus" e ser o "bom" sempre que precisamos, ser o príncipe encantado, o aconchego dos nossos receios.

É ser o mestre na vida de um filho… É saber dizer não, mesmo quando os olhinhos deles nos tentam dar a volta.

E... é também tomar conta da mãe e assim permitir-lhe tomar melhor conta do bebé!

É surpreender com programas especiais como: levar os filhos ao estádio do Benfica, depois à loja do Benfica, e ao Colombo comprar mais um jogo para a psp ou ps2 e ficam felizes da vida (além de todo o Amor e dedicação), porque ser pai , também é fazer coisas que eles não fazem com as mães, e devemos proporcionar-lhes esse tempo!!

Ser pai é dizer com voz tranquila: "não te preocupes com os sonhos menos bons, o bicho papão, os monstros das sombras que saem do armário ou debaixo da cama. O pai trata da saúde deles todos!" E abraçar-nos junto ao peito...

Feliz Dia, Pai.



*Obrigado Sofia, Maria, Alexandra, Célia, Joana, Constança, Inês, Fátima, Maria João, João Paulo, Carlos, Marina, Lurdes, Susana Lopes e Susana Reis, Stella, Rita, Patrícia e Helena.

5 comentários:

  1. Qeria só dizer que vou usar uma parte do texto de hoje no programa do mundo das mulheres que comemora este dia, dando o devido crédito aos autores, claro!

    Parabéns, e feliz dia do pai
    Adelaide

    ResponderEliminar
  2. Que lindo ficou!
    Quero completar a minha frase, espevara que alguém continuasse. Assim:" É acordar a meio da noite para ver se estão cobertos e não apanham frio e ajudar...a levantar para fazer um xixi de madrugada." :))

    Feliz dia a todos os pais!
    Maria João

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bonito!!!
    Parabéns aos papás!!!

    ResponderEliminar