sexta-feira, 12 de março de 2010

Conversar desde o berço

Por Fátima Pinto*

Ser capaz de falar e comunicar, ou usar qualquer outro tipo de linguagem (gestual, corporal ou escrita), é uma necessidade básica para se ser feliz, auto confiante e ter sucesso na vida.


Aprender a falar tem grande influência na comunicação, na aprendizagem e no sucesso escolar. Falar bem melhora a literacia, a auto confiança e a saúde em geral.

Logo após o nascimento, os recém-nascidos estão aptos para a comunicação e, através de estímulos exteriores vão formando o seu universo afectivo, psíquico e cultural. O bebé compreende antes de falar e é capaz, com poucos dias de vida, de distinguir e imitar expressões faciais, possuindo um potencial de linguagem que pode e deve ser estimulado.

Actividade lúdicas de interacção ajudam o desenvolvimento das competências linguísticas e comunicativas e melhoram todo o processo de do desenvolvimento global, quer a nível das actividades do quotidiano e da relação com os pares, descritas como sociais e pessoais, quer a nível da realização e do raciocínio prático, tornando ainda a criança mais saudável, serena e auto confiante.

Falar-lhe sobre tudo, disto e daquilo, falar-lhe do tempo, do que se está a fazer, do que se gosta e pensa, no banho, na refeição, na rua e no supermercado, é potenciar a linguagem dando a possibilidade da imitação nas trocas interpessoais no jogo do agora eu e agora tu.

Os conceitos e códigos sociais podem e devem ser transmitidos muito cedo, bater palmas, dizer adeus, atirar beijinho, Brincar às escondidas, aparecer e desaparecer … o bebé vai associar o gesto à função.

Os pais actuais têm o tempo contado, trabalham todo o dia, moram longe e por isso passam horas nos transportes, a semana é longa mas o dia é curto. Passam pouco tempo com os filhos e sentem culpa e remorso… importa lembrar que pouca quantidade não implica pouca qualidade e por isso o mais importante é aproveitar esse pouco tempo enriquecendo-o com actividades de relacionamento, falando do que se passa nas coisas do dia a dia.

Sobre a criança e a sua actividade criativa Vygotsky diz: “… quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos da realidade disponha em sua experiência, tanto mais considerável e produtiva será, como as outras actividades, a actividade da sua imaginação”.

Conversar, ler em conjunto, brincar, são actividades promotoras de um melhor desenvolvimento infantil, proporcionando ainda prazer na família e laços afectivos mais fortes.



Fátima Pinto é pediatra, especialista em Desenvolvimento Infantil.

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