quarta-feira, 21 de abril de 2010

Há vida para além da TV?

Nos Estados Unidos até há a semana nacional da televisão desligada.

Na Casa Branca, os Obama só deixam as filhas de 11 e 8 anos verem televisão ao fim de semana.

Por cá sabe-se que as crianças e jovens, vêem TV demasiadas horas, muitas vezes sem acompanhamento dos pais e controlo de qualidade dos conteúdos. A atitude frente à televisão é de passividade, o que promove o sedentarismo e ajuda aos níveis de obesidade que se conhecem.

Mais do que a discussão de todas estas vertentes e mais algumas, o excesso de tempo passado frente ao ecrã tem ainda um elemento de que se fala pouco.

Se uma família está toda junta a olhar para um ponto em comum e o faz de forma tão automática, todos os dias, dedicará igual tempo a olhar uns para os outros? 

E se de repente se apagasse a televisão?
O que se faria lá em casa?
De que se falava? Como se ocupava o tempo?
Mesmo que fosse um só dia por semana? Para experimentar?

5 comentários:

  1. Brinca-se, lê-se, contam-se histórias, inventam-se maquinetas, canta-se lêem-se poemas, enfim, vive-se.
    É assim em minha casa 7 dias por semana. As crianças só vêem TV ao domingo de manhã. Uma hora de televisão acompanhadas. E são felizes, e nós também :)

    ResponderEliminar
  2. Nós não proíbimos a televisão cá em casa, mas também não incentivamos. Ou seja, a maioria dos dias estamos os quatro na sala a brincar e os miúdos nem se lembram que o aparelho existe. A televisão está desligada e pronto!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. lá por casa tb se vê mto pouca tv. e quando se vê é a 4, o que com filhos de 7 e 11 começa a ser um programinha giro

    ResponderEliminar
  4. Se estiver só eu e os miúdos a tv raramente é ligada, há coisas tão mais giras para fazer! Já se estiver o pai a coisa muda de figura...

    ResponderEliminar
  5. Mudei-me há cerca de 6 meses para os Estados Unidos e há 4 que não tenho televisão em casa. Faz-nos falta? Nenhuma!
    É impressionante notar quantas horas foram desperdiçadas em frente à TV, só para passar o tempo. Conversas e brincadeiras perdidas...
    Nessa altura, éramos dois e passámos a ser três. O meu filhote tem agora 17 meses e a questão da compra de uma Tv para esta nova casa, continua a ser tema de opiniões divididas: se por um lado dá jeito ter uma para ver uns filmes, umas séries, por outro, quanto tempo vai demorar até estar ligada mais de 1 hora por dia?

    ResponderEliminar