terça-feira, 18 de maio de 2010

Post útil #2

Dica para fazer menina de 4 anos beber a sopa toda sem pestanejar:




Ameaçá-la com um vegetal que ela ache ainda mais horroroso.

13 comentários:

  1. O "terror" que o único olho visível espelha é suficientemente esclarecedor... :D

    ResponderEliminar
  2. terror é a palavra certa, sofia :)

    ResponderEliminar
  3. Dica para a menina de 4 anos comer a alface.
    Pôr uma folhinha minúscula do centro da alface tenrinha e dizer: os grilos cantam bem porque comem muita alface. Tu só vais comer esta folhinha pequenininha. Quando fores grandes podes comer mais, como eu.

    ResponderEliminar
  4. Desculpe, mas não me parece nada educativo...
    A associação que ficará gravada naquela mente pequenina será que "a alface é má", quando não é isso que se pretende...
    Premiar o findar a sopa com um elogio ("que menina bonita...comeu a sopa toda e sozinha...muito bem!!) ou um autocolante... um passeio ao parque infantil se comer a sopa a semana toda...
    Reforços positivos de comportamentos que queremos manter são muito mais pedagógicos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Júlia! Não tem nada que pedir desculpa... e tem toda a razão: obviamente que isto não é mesmo nada educativo! Como muitas outras coisas que eu faço e que não aconselho a ninguém..O facto de eu lhe ter chamado "post útil" é pior ainda, uma vez que o “post útil #1”, escrito por outra mãe, era como poderá constatar..verdadeiramente útil! Ter colocado aqui esta foto não passou de uma brincadeira e não espero que ninguém siga esta minha "dica" com seriedade. Posto isto tenho, no entanto, que frisar que esta é uma situação verídica e que no dia em que isto aconteceu tive mesmo que tirar a foto, tal era a expressão de terror dela face à ameaça da alface roxa!! A questão da alimentação será sem dúvida complexa e merecerá um post apropriado e escrito por alguém competente, que não eu, claro. Mas, na minha casa, há uma regra: só se come do que está na mesa e uma das coisas a comer tem que ser verde. Ela ainda tem a sorte de poder optar no mínimo entre dois vegetais, às vezes até mais. E claro, eu tenho o cuidado de por na mesa alimentos que sejam saudáveis e que todos gostemos (e não só ela). SE não gosta de um dos legumes, tem outro à escolha. Mas tem que comer. E se não come, paciência… naquele dia vai para a cama com fome. (nunca aconteceu… e ainda bem!) Quanto às recompensas, é boa ideia, claro. Mas eu faço-lhe (ou tento fazer) ver que a verdadeira recompensa é termos à disposição alimentos que a ajudam a crescer saudável e lhe dão energia para brincar. Que há meninos que não vivem com esta abundância. Em minha casa palavras como “que nojo” são proibidas em relação à comida. Não admito. Mesmo. Depois temos estas brincadeiras que, concordo, não são nada pedagógicas… Mas se o terror à alface roxa servir para ela todos os dias experimentar um legume novo, nem tudo estará perdido! Mas compreendo muito bem as suas observações. A sério! Beijinhos para si!

    ResponderEliminar
  6. Contança, não devias ter dito que era uma brincadeira!

    ResponderEliminar
  7. Mas João não era brincadeira! Se ela não comesse a sopa tinha mesmo que comer a alface! E o pai segura mesmo o garfo assim... ao nível dos olhos e com ar ameaçador!! :) Constança

    ResponderEliminar
  8. Ahahahah lá em casa isso não funciona pois o meu Becas adora alface e tomate.
    Para comer a sopa, às vezes, é que negoceio tipo "tens 5 dedos na mão comes 5 colheres de sopa", "ah afinal tens mais 5 na outra mão toma lá mais 5" e por aí fora.
    E isto de pensar que eles se lembram das ameças ou ficam aterrorizados já estou como diz o outro "me poupe" :p
    _ba_

    ResponderEliminar
  9. humor, chama-se humor...coisa que faz muita falta a pais com crianças pequenas...

    ResponderEliminar
  10. a sopa não se bebe...

    ResponderEliminar
  11. A sopa não se bebe porquê? E não falo daquelas líquidas, como aquele caldo com um nome francês chique que agora não me ocorre... já experimentou beber uma caneca de puré de legumes espesso, bem quentinho, e ter que abanar a caneca no fim para o resto escorrer sem ter que fazer batota e ir buscar uma colher? Se não experimentou faça-o, e depois diga-me que não é reconfortante!!! Claro que esses malabarismos ficam melhor se estivermos sózinhos ou no sofá... mas beber uma sopa por chávena(não pelo prato de sopa, claro!), mesmo à mesa, não fica mal. Como dizia a minha mãe: desde que se faça com naturalidade, tudo é permitido.

    ResponderEliminar