quarta-feira, 30 de junho de 2010

Seis em cada 10 crianças já tiveram experiências negativas na internet

29/06/10, Estudo "Norton Online Family Report"


De acordo com o estudo "Norton Online Family Report", uma em cada 10 crianças já foi alvo de tentativas de estranhos de as conhecerem na vida real, enquanto uma em cada quatro já viu imagens de violência ou nudez na internet. No entanto, menos de metade dos pais tem conhecimento destas experiências negativas dos filhos.

O relatório foi realizado com base num inquérito feito em Fevereiro deste ano em 14 países de todo o mundo, tendo sido questionadas mais de 2.800 crianças e 7 mil adultos em diversos países de todos os continentes, mas que não incluiu Portugal.

A análise determinou também que a maior parte das experiências negativas tem como base tentativas de estranhos de os recrutarem como "amigos" nas redes sociais (41%) e a contaminação dos computadores com vírus recebidos em downloads (33%). Essas experiências negativas têm um “profundo impacto emocional” nos mais jovens, sendo que um quinto das crianças se sente embaraçado e arrependido.

Entrevistado pela agência Lusa, o fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net, Tito de Morais, defendeu que prevenir estas situações “é um trabalho de toda a sociedade”, mas que deve começar pelos pais, estando, por exemplo, alerta para pequenos indícios. “Muitas vezes há sinais simples: a frase que ele deixou como pensamento do dia ou a frase que escreveu como mensagem de status no Messenger”, adiantou, lembrando que isso torna ainda possível “ver quem faz parte da rede deles [e] quem são os "amigos"”.

fonte: Lusa

Nunca é demais pensar nestas coisas...

2 comentários:

  1. Muito pertinente este artigo e esta "chamada de atenção". Os pais deveriam etar mais atentos a estas situações, porque de facto, cada vez será maior o perigo e mais frequentes os perigos a que muitas crianças e adolescentes ficarão expostos. É de pensar, mesmo nisto...

    ResponderEliminar
  2. Enquanto eu puder é a última coisa a que ele vai ter acesso, isto é, a computadores e afins.
    No meu tempo não havia nada disto (ainda me lembro dos primeiros spectrum) e éramos todos muito felizes: andávamos arranhados, sujos, etc mas brincávamos e tinhamos uma vida real.
    Agora parece que só se sabe viver virtualmente bah
    _ba_

    ResponderEliminar