sexta-feira, 9 de julho de 2010

Banhos no lavatório e dormir onde calha (Post útil #4)

Por 3 picuinhas*

As dicas de férias da 3 picuinhas dão vontade de largar já tudo e por-nos a caminho só com a roupa que temos no corpo!
Ora vejam:


Tenho 42 anos e duas filhas pequenas: 8 e 4 anos. Viajo com as minhas filhas desde sempre e o lema é: simplificar. Simplificar tudo, incluindo os destinos :)

E simplificar quer dizer que viajamos com pouca tralha e muita imaginação.

Nos últimos anos, como são duas, temos limitado as viagens a destinos cá dentro: Alentejo e ilha da Berlenga.

As pequenas tomam banho onde der: lavatório da cara se são bebés ou chuveiro, com mangueira no quintal se está calor :), com água salgada e champô na Berlenga onde a água doce se reserva apenas para a passagem final, e o ano passado já as convenci a lavar os dentes com água salgada, uma conquista!

Dormem onde é possível: no chão em colchões de encher, no barco embaladas pela ondulação, dentro de um barquinho insuflável enquanto eram bebés.

As viagens de carro são sempre feitas ao cair da tarde que isto de se fazer 250 Km em direcção ao Alentejo tem que se lhe diga. Elas normalmente adormecem a meio e no entretanto vamos parando para beber água e desentorpecer as pernas a cada hora. Nos 2 últimos anos e porque juntamos à nossa prole mais dois primos de 4 e 7 anos, optámos por dormir a meio caminho...onde der :) normalmente numa hospedaria sem qualquer estrela mas com cheirinho a aventuras.

As minhas filhas viajam sem brinquedos. No carro vamos entretidos com jogos de descobertas (vês aquele pássaro? quantos carros amarelos é que vamos encontrar? palavras começadas pela letra...) e nos locais de férias os brinquedos inventam-se com paus e pedras.

E finalmente a roupa...ou a falta dela. Nas férias ninguém se preocupa com vestimenta. Meia dúzia de t-shirts, fato de banho e sandálias e a festa faz-se. Na Berlenga basta a t-shirt e o fato de banho, andam descalças e só vestem mais qualquer coisa à noite quando faz frio. No Alentejo calções e t-shirts.

E pronto. As minhas filhas regressam sempre das férias com arranhões novos e roupa muito suja e muitas, muitas aventuras.

Nunca adoeceram, nunca se aborrecem, nunca fazem fitas. Nas férias não há horas e as regras reduzem-se ao mínimo, apenas as regras de segurança.

O que nunca falta na nossa mala: coletes de salvação para o barco, protectores solares factor máximo, anti-histaminicos, pensos e sprays para queimaduras, brufen e benuron, termómetro e repelente de insectos... e muita descontracção.

*Esta dica foi enviada pela 3 picuinhas, 42 anos, mãe de duas meninas de 4 e 8 anos.
Obrigada!

Próxima sexta-feira mais uma dica preciosa enviada por outra mãe ou pai "filósofos".
Para quem quiser enviar mais ideias, está tudo explicado aqui!

3 comentários:

  1. Banhos de lavatório, por vezes, já acontecem :)
    obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Achei estas dicas interessantíssimas. Dou os parabéns a quem as escreveu e a quem fez o favor de as divulgar.

    ResponderEliminar
  3. adorei esta redacção, a aplicar com miudos mas aos graudos também lhes falta muitas vezes este senso de descontração e sentido prático... ou seja isto dão dicas boas para todos mesmo, e soa tão feliz :)

    optimo este tema, parabéns

    ResponderEliminar