sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fintar multidões a caminho das férias (post útil #5)

E a dica desta semana é da Filipa. Tomem nota, tomem nota!

Tenho 31 anos, uma filha - a Margarida - de 2 anos e meio, já fui advogada e troquei a barra do Tribunal por muitas horas "extra" com a minha mais-que-tudo. Agora trabalho num Banco. Adoro uma boa gargalhada, um passeio na praia, tenho a síndrome do Peter Pan, uma filha fantástica, um marido fenomenal e muitas, muitas, muitas dúvidas que me levam a ler o Bebé Filósofo com regularidade.


Não sou nenhuma expert neste assunto, tenho apenas duas dicas que nas preparações para irmos de férias com a pequenina têm dado, até à data, bons resultados.

Começamos sempre por, uns dias antes, anunciar-lhe o destino, falamos com ela sobre o local, a casa, quem lá vai estar (amigos, família, etc.) o que vamos poder fazer (sobretudo de diferente), as saudades que já tínhamos porque é sempre tão bom, o quão divertido vai ser, como vamos passar X dias juntos, sem horários e com toda a disponibilidade uns para os outros.

Depois, cumprimos apenas duas coisas que se revelam para nós essenciais e que parecem ser suficientes para tudo correr bem.

A primeira: pedimos-lhe para escolher os brinquedos que quer levar. Explicamos que não pode levar todos e que alguns poderão não poder ir por não serem apropriados (ao local das férias ou pelo seu tamanho ou objectivo). Fazemos questão de não deixar cá os bonecos, brinquedos e livros de que mais gosta. A segunda: nunca vamos quando "toda a gente" vai, nem nunca regressamos quando tudo está de regresso. Normalmente quando vamos de férias mais de uma semana é para o Algarve e fazêmo-lo em Agosto ou em altura de feriados como tantas outras pessoas. Por isso, vamos sempre depois de jantar (imediatamente depois) e sempre a um Sábado ou a um Domingo. No regresso, voltamos sempre depois de jantar e sempre a uma Sexta-Feira ou a um Sábado. Com isto evitamos trânsito, calor, e a Margarida dorme o caminho todo, pelo que, evitamos também paragens. A última vez que fomos de férias foi este mês e, até hoje, tem corrido sempre muito bem.


Espero que ajude alguém... :-)


Obrigada pelo vosso blogue, os vossos conselhos, as vossas palavras e esclarecimentos! Têm sido um grande apoio e uma ajuda preciosa!

Obrigado nós, Filipa!

Próxima sexta-feira mais uma dica preciosa enviada por outra mãe ou pai "filósofos".
Para quem quiser enviar mais ideias, está tudo explicado aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário