quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mãe de sobrinhos

Por Cláudia Pinto*

Ouve-se por aí que “não há amor como o de mãe” e esta é uma frase que me deixa a pensar em diversos momentos. 

Como costumo dizer aos amigos, conhecidos e pessoas com quem me cruzo, “sou mãe de sobrinhos”. E sinto mesmo o que digo. Apesar de já ter 31 anos e de ainda não ter passado pelo prazer da maternidade, tenho uma relação de grande proximidade com os meus dois sobrinhos, Gonçalo, de 34 meses e David, de 32. Os meus dois irmãos mais velhos foram pais com apenas dois meses de diferença para contentamento de toda a família. Apesar de ter sonhado com os brincos, as saias, os vestidos cor-de-rosa, rapidamente aprendi que jogar futebol é muito giro e brincar com carros pode ser uma autêntica aventura! Em 2011, aguarda-me mais um nascimento e imagine-se. É rapaz! Dois irmãos e três sobrinhos… A menina ficou mais uma vez em lista de espera.

O amor que sinto pelos meus sobrinhos é enorme. Costumo dizer que faço tudo por eles a menos que a minha agenda pessoal / profissional não permita. Mudo fraldas, levo-os a passear, vou buscá-los ao infantário, dou-lhes “papinha”e tento ser uma presença assídua. Já me disseram que o comportamento mudará no dia em que for mãe mas enquanto me deixarem, serei uma tia muito babada e presente. Na minha opinião, os tios podem desempenhar tarefas muito úteis aos pais e desenvolver um relacionamento próximo com os petizes, conciliando a sua própria vida com as exigências das crianças que crescem demasiado depressa e nos ensinam tanto!

O amor que sinto por eles é tão grande que me questiono onde caberá o tal amor superior e único que só se sente por um filho quando tiver o privilégio de ser mãe? Bom, saberei dosear os sentimentos e “dividi-los” adequadamente.

Não consigo compreender os tios que não estão presentes em cada momento importante dos seus sobrinhos: a primeira ida à praia; a primeira vez que viu o mar; o primeiro dia na escola; a primeira ida ao Oceanário ou ao Jardim Zoológico. São estes pequenos momentos que não se repetem como as representações teatrais que o Gonçalo e o David, no alto dos seus – quase - três anos proporcionaram recentemente. Delicioso. Brilhante. Emotivo.

Por mais problemas que tenhamos e mesmo que a vida nos apareça em tons de cinzento, eis que os sobrinhos nos enchem a alma e o arco-íris aparece! É como se de uma injecção de energia se tratasse. Mesmo quando não sou totalmente acarinhada (eu bem tento o tal beijo que demora a chegar quando não lhes apetece), saio de perto deles com energia extra para os afazeres profissionais. Sou uma apaixonada. De facto. Sem vergonhas. 

Um conselho a todos os tios ausentes? Há momentos, frases, gestos, expressões que não se repetem e que se perdem... Mais do que oferecer presentes no dia de aniversário e no Natal, é no crescimento e desenvolvimento dos seus sobrinhos que estão as pequenas grandes coisas. Regularmente. Aproveite os momentos. Não os desperdice. Não se repetirão!

*Cláudia Pinto é jornalista especializada na área da saúde, editora do Jornal do Centro de Saúde e colaboradora em várias publicações da área. Está actualmente a concluir o Mestrado em Comunicação em Saúde pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Apenas te posso dizer: Obrigada por existires!!!

    ResponderEliminar
  4. Cláudia, estas tuas palavras são genuinamente como tu és. E eu tenho a sorte de não ser tua sobrinha mas ser tua amiga, porque essa entrega, essa presença mesmo na distância, essa dádiva de carinho e atenção, eu sinto-a há 13 anos desde que te conheço e que, repito, tenho a sorte de ser tua amiga. Gostei muito do texto!

    ResponderEliminar
  5. Penso que o texto está muito bom, expressa tudo quanto sentes, e fazes por eles

    ResponderEliminar
  6. Esse amor, Cláudia, é igual ao amor de mãe :)
    Simplesmente há pessoas que só o conhecem ao serem pais, outros nunca o chegam a conhecer.

    ResponderEliminar
  7. Claúdia já fez o estágio e está aprovada com distinção.
    Agora pq não dar uma sobrinha aos seus irmãos e a priminha para os seus filhos/sobrinhos?
    Estou a pensar tb na nossa reforma :)

    ResponderEliminar
  8. Eu sou mãe, mas também sou tia de 5 crianças de 14, 10, 4, 2 anos e 3 meses e percebo bem o que diz, porque sempre estivemos presentes, acompanhámos e brincámos com eles. Eles adoram-nos e não há nada melhor que vê-los a querer ficar connosco. São amores diferentes, mas são todos especiais e verdadeiros. Tenho uma cunhada que diz que sempre que lhe nasce um sobrinho, nasce-lhe uma alma nova e acho que é bem verdade.

    ResponderEliminar
  9. Olá Cláudia. Subscrevo todas as suas palavras acerca dos afectos que nutre pelos seus sobrinhos. Já começava a acreditar num sentimento algo patológico da minha parte. Fico mais tranquila por saber que há mais tias como eu.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelos comentários. Também eu me sinto mais tranquila por este amor incondicional que se tenta explicar mas que acima tudo se sente com todas as nossas forças. E é tão bom ter o privilégio de estar com eles, ser parte da sua vida e viver estes momentos! Assumidamente, sou uma tia muito dedicada mas completamente babada!

    ResponderEliminar
  11. Nossa, adorei tudo o que vc escreveu. É exatamente o que sinto por meus afilhados...
    Bjim

    ResponderEliminar