segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Trabalham as crianças tanto como os adultos?

Por Maria José Araújo*

Em Portugal, as crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico trabalham 5 horas na sala de aula (25 horas por semana). Depois têm actividades extra-curriculares ou de enriquecimento curricular e, ainda, os trabalhos de casa.

Tudo somado as crianças trabalham cerca de 7/8 horas diárias em função da socialização escolar. Um adulto trabalha cerca de 7 horas e meia por dia (37,5 a 40 horas semanais). Olhando para o tempo médio de um adulto e de uma criança, percebemos que as crianças trabalham no seu ofício de alunas tanto quanto um trabalhador adulto.

Para uma criança, o trabalho escolar, com tudo o que ele comporta de actividade, representa o exacto equivalente ao trabalho profissional de vida de um adulto. Mas enquanto a duração do trabalho profissional exige um grande descanso para a maioria dos adultos, o trabalho escolar é cada vez mais desenvolvido dentro e fora da sala de aula. Há mais de 20 anos que se fala de excesso e de malefícios físicos, psicológicos e morais para as crianças. A cultura escolar sobrepõe-se à cultura lúdica e é “imposta” na maior parte das actividades que são propostas às crianças e aos jovens no seu tempo livre, um tempo que não tem sido considerado como um tempo de descanso ou como um tempo em que eles possam escolher o que fazer. As actividades de lazer no tempo livre têm sido banidas, salvo se houver um feriado ou férias. A psicologia da infância e da adolescência, assim como as ciências da educação e a sociologia da infância, têm denunciado e reagido a este regime de trabalho escolar, que continua não só a ser praticado como até a ser desenvolvido, vulgarizado e disseminado.

As crianças vão reagindo inventando formas múltiplas de resistência a um trabalho cujo sentido não é explícito e muitas vezes é excessivo e cansativo. Não é tanto só a quantidade que é problemática (pois as crianças gostam de ter que fazer), mas por ser uma tarefa repetitiva, uma actividade constante que não vai ao encontro das realidades culturais e cognitiva e às motivações das próprias crianças, entre outras razões.

Na verdade, a escola é muitíssimo importante, mas depois das aulas as crianças têm de fazer outras coisas.

Têm de brincar e descansar.



Maria José Araújo é investigadora da Universidade do Porto

3 comentários:

  1. Muito bom. Concordo. Temos que estar todos atentos!

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo plenamente.
    O meu sobrinho entra às 9h e sai às 15:15h. Às 15:30h entra nas aulas extra curriculares que acabam perto das 17:30h.
    E quando chega a casa, ainda tem uma batolada de trabalhos de casa para fazer. E quando digo Batolada, é a sério. No outro dia a professora mandou-o escrever por extenso os números de Um a Mil. Eu só pensei "Mas a mulher é louca??????", e atenção, esse não era o único dever de casa que trazia para fazer.
    Eu gostava de poder colocá-lo numa actividade como a dança, que ele tanto adora, e não me é possivel porque ele já chega a casa de tal modo estafado, só de pensar que ainda tem tarefas para fazer.

    ResponderEliminar
  3. Estou 100% de acordo! Não haverá alguma petição nesse sentido: de reduzir esse tempo de "trabalho" e aumentar um pouco esse tempo de lazer? Se houver, eu assino!

    Casa Das Mães Lisboa

    Aqui fica o link directo para o projecto mas a registo no site do OP é incontornável. Aqui um link directo para o projecto

    http://www.cm-lisboa.pt/op/?action=19&fenviar=1&fkword=maes&farea=AS&ffreguesia=54

    Esperemos que este link facilite as coisas. Mais uma vez, obrigada pela dedicação.

    _____________________________________________________________

    Será que, por estarmos no século XXI, as necessidades da cria humana são outras? Não serão as mesmas que qualquer outra cria? Pense bem.
    ASSINA (as duas primeiras são recentes):

    [url=http://www.mesopinions.com/Pour-le-vrai-interet-de-nos-enfants---petition-petitions-d48321df2ccfc944808d20b77175b95a.html][img
    ]http://www.mesopinions.com/_images/petition-1.gif[/img][/url]
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3114
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1902
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1300

    Visitem o meu blog FRUTO DO MEU VENTRE, AMOR DA MINHA VIDA, e também os meus outros dois blogs, CARPE DIEM e O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE!
    São todos muito benvindos:)))

    ResponderEliminar