quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Gravidez não é doença (a não ser na Suécia)


Por Patrícia Lamúrias*

Gravidez não é doença. Não há grávida que não oiça a frase. Ao mínimo sinal de desconforto, ao simples desabafo sobre a vontade de nada fazer, à mais pequena hesitação sobre se deveria ou não executar alguma tarefa mais complicada, lá vem a frase batida: gravidez não é doença. Pois não. Gravidez não é doença, quer dizer, até é, mas ao contrário.

Eu explico: estar grávida é uma sensação estranha, ficamos expectantes sobre o que está a acontecer no nosso corpo, só conseguimos pensar naquilo, parece que mais nada no mundo tem importância. Não é assim que muita gente se sente quando está doente? Só que quando estamos grávidas tudo isto é por uma boa causa. Daí que seja doença, mas ao contrário. Em bom.

Porque estar grávida muda tudo. A cabeça depressa se perde em pensamentos sobre bebés minúsculos e indefesos que vão depender de nós e quase só de nós, roupinhas fofinhas, quartos cores de sugus, fraldas e cremes nunca antes vistos, mamas a deitar leite, noites que nunca mais vão ser iguais, o corpo a abrir-se e gritos de dor, a vida toda de pernas para o ar. E será que vai correr tudo bem? Será que eu vou estar à altura? Será que sou capaz? Será que é tão bom como dizem? Será que é tão mau como pintam? São milhões de perguntas (quase todas sem resposta) que vão e vêm todos os dias, a toda a hora, ao mesmo tempo que o corpo muda e dá sinais que nem sempre reconhecemos.

E isto é mau? Não. É óptimo. Maravilhoso. O maior desafio de uma vida. Mas seria melhor se nos pudéssemos concentrar ainda mais neste estado diferente de todos os outros. Não digo deixar tudo para trás e não fazer mais nada durante nove meses (se bem que até era bastante agradável), mas ter oportunidade de reduzir o horário de trabalho ou de ir para casa um mês ou dois antes da data prevista para o parto. É que ter um filho dá mesmo muito trabalho e, afinal, é um bem que estamos a fazer ao mundo. O mundo precisa de crianças!

Ter lugares nos transportes (depois de ter que pedir), deixarem-nos passar à frente na fila (ainda que com má cara) ou ter lugar para estacionar no shopping (quando não estão abusivamente ocupados) é muito útil mas não chega. Trabalhar com um bebé na barriga é complicado. Nem a cabeça nem o corpo ajudam. E ter um bebé nos braços sem ter pensado e amadurecido bem a ideia, sem ter descansado o suficiente, sem ter preparado toda a logística necessária também é complicado. Nada ajuda.

Há mulheres que conseguem fazer tudo. Não me admiro. Somos todas diferentes. E há quem goste e faça questão de dizer a toda a gente que quer trabalhar até ao dia do parto. Eu estive de baixa nos dois últimos meses de gravidez e foi o melhor que me podia ter acontecido. Tirando o susto inicial de que a minha bebé poderia nascer antes do tempo, foi óptimo. Praticamente não me podia mexer e mal saí de casa, mas era exactamente isso que eu estava a precisar. Concentrei-me em mim, nas mudanças. Ouvi o meu corpo. Senti a gravidez. E quando chegou a hora senti que estava mesmo pronta.

Eu sei que isto (para já) parece impossível. Que a discussão ainda está em ter uma licença de maternidade decente, em não se ser despedida por estar grávida. Mas, andei a pesquisar e, felizmente, não estou sozinha na luta. A União Europeia já lançou a discussão em 2009, com os seguintes argumentos: «proteger a mulher de qualquer pressão do empregador» para «evitar o risco de partos prematuros» (que, como se sabe, estão a aumentar), e «proteger a mulher da fadiga do trabalho e dos transportes».

A conversa não terá dado ainda grandes frutos, mas é um começo. Para alguns, que outros já vão bem adiantados, como a Suécia, que prevê uma licença pré-natal de oito semanas e possui um sistema de licença parental flexível que pode ser transferido para o pai da criança e ir até às 75 semanas. Lá chegaremos. Acredito.


*Patrícia Lamúrias é mãe e jornalista na revista Pais e Filhos.

10 comentários:

  1. Excelente texto. Que mania de desdramatizar actualmente é verdade... haja equilíbrio por amor da Santa!

    Obrigada

    Rita

    ResponderEliminar
  2. É tudo uma questão de bom senso e equilibrio, de facto.
    Se há mulheres para quem a gravidez, e os filhos são desculpa para tudo e para nada, também há aquelas que, estoicamente, ignoram as grandes barrigas e depois os filhos nas portas dos colégios, em beneficio de uma maravilhosa performance profissional.
    A gravidez é, de facto um momento único. A sensação é unica e não se podem desperdiçar os momentos que são irrepetíveis.
    Concordo com a ideia de parar e escutar o corpo e "curtir" aquele momento.
    Pela minha parte, que tenho dois filhos e penso que já ficarei por aqui, tenho muita pena de não voltar a estra grávida e sentir tudo isso de novo. Como sou profissional liberal, não pude estar de baixa antes das gravidezes e trabalhei literalmente até aos dias dos partos, mas tentei sempre preservar aqueles momentos e apreciar, nem que fosse parar na rua, a caminho do metro, porque o bebe na barriga estava a dar umas panacadinhas deliciosas...

    ResponderEliminar
  3. Belo texto! Estar grávida - e ser mãe - foi o momento mais feliz da minha vida e a melhor escolha que fiz até hoje. Mas enquanto encontrar pessoas que me dizem "estiveste 5 meses em casa! isso é que foram férias!" e continuam com a mesma opinião depois de eu explicar tudo o que implica ter um bebé acho que temos um longo caminho a percorrer...

    ResponderEliminar
  4. Muito bom! É exactamente o que eu defendo: mulheres grávidas não deviam ser obrigadas a trabalhar, nem mães de crianças pequenas. Porque é tão extraordinariamente dificil concentramo-nos em qualquer outra coisa (o relatório para amanhã? Tá quase, é só ver aqui mais estas fraldinhas...), que chega a poder prejudicar o empregador. Mais honesto seria uma licença mais prolongada, e contratar alguém para executar esse trabalho durante esse período. Também estive de baixa durante os ultimos dois meses, e claro, tirando a angustia de ser porque o meu bebé não estava a crescer (devido ao stress no trabalho...) foi a melhor parte da gravidez. Dormir muito, comer bem, preparar o enxoval, é o que se devia pedir a uma grávida, em prol de bebés saudaveis, futuros cidadão mais produtivos. :-)
    Por outro lado, se as mulheres pudessem ficar em casa com as crianças, poupar-se-ia nos "equipamentos pré-escolares", em baixas por doenças das crianças, e ganhar-se-ia muito mais... Custa muito fazer as contas, e concluir que se anda a trabalhar por 200€, ou menos, em muitos casos, porque todo o salário que se ganha vai para despesas relacionadas com... estar a trabalhar!!!! (aqui incluo creches, transportes, alimentação fora de casa, vestuário apropriado....) Mas tomar esta opção é mal visto, e quase impossivel (tantos anos a estudar e agora queres ficar em casa?????) ups, acho que já me alonguei...

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente. É uma confusão quando tentamos saber dos nossos direitos e de como as coisas funcionam. Fui mãe no dia 6 e no dia 10 já estavamos (eu, pai, e bebé) na segurança social a tratar das licenças de maternidade e paternidade. É que o prazo é muito curto - eu custa-me imenso a andar de carro, a sentar... e imagino quem fica ainda pior e que não consegue deslocar-se como fará? - e assim que saímos da maternidade temos logo uma lista de coisas para fazer. Eu acho que devia haver outra forma. Podiamos ter por exemplo, os formulários pré-preenchidos e enviá-los pela net ou por correio, mas a verdade é que ainda não chegamos a essa fase. Cerca de 1 hora depois estamos despachados. Depois é entregar tudo nos respectivos locais de trabalho. E hoje voltámos lá porque a licença do papá tinha ficado mal feita porque não nos tinham explicado que quem trabalha por turnos tem de trabalhar os turnos que calhem no fim de semana.
    Sabiam disto?

    ResponderEliminar
  6. É tudo assim como dizes, e muito bem! Mas trabalhar até ao último dia de gravidez parece fazer parte das funções de super-mulher que é suposto, hoje, todas sermos. Tive duas gravidezes e sei bem a diferença entre ir do trabalho para o hospital e parar um mês antes do parto. Se estivéssemos mais atentas aos sinais do nosso corpo não teríamos dúvidas de que o tempo de fazer o ninho exige exclusividade.

    Ana Esteves

    ResponderEliminar
  7. Era tão bom, não era? Eu passei a minha gravidez toda a sentir-me estranha por me sentir assim. Não estava doente mas também não estava boa para trabalhar tanto. Parei uma semana antes do parto e mesmo assim não parei completamente. Arrependi-me.

    ResponderEliminar
  8. Belo texto, Patrícia!
    Subscrevo inteiramente as ideias expostas, até porque eu tive a (in)felicidade de passar 4 meses de cama na 1ª gravidez e 6 meses em casa da 2ª. Claro que esta 2ª gravidez foi vivida em pleno para 'compensar' o que perdi na 1ª. E valeu bem a pena, apesar das constantes ameaças de parto pré-termo. Eu acrescentaria apenas que, durante a gravidez, há até um acréscimo de afazeres (consultas, análises, preparação/ginástica pré-parto, enxoval, procurar creche/ama, ...) que é quase impossível conciliar com uma agenda profissional preenchida.
    Pode ser que a coisa melhore mais cedo do que possamos esperar, a avaliar pelo artigo da Visão desta semana que fala precisamente em estudos que prevêm fornecer dados concretos, já em 2012, sobre as implicações do estado de ânimo e de stress da grávida na vida intra-uterina do bebé e na sua vida futura. Há fortes indícios de que há uma relação directa entre ambas, agora só falta a evidência científica...
    Depois cada uma poderá optar por aquilo que considerar melhor para si e para o seu bebé.

    ResponderEliminar
  9. Fiquei com lágrimas nos olhos ao ler o texto. Estou grávida a caminho das 35 semanas e começo a desejar cada vez mais poder ir para casa. Não tenho um emprego exigente, nem estou sujeita a grande stress, mas tb n me da prazer... Sinto agora uma crescente necessidade de me concentrar em mim própria e na minha filha dentro de mim... e preparar-me (na medida do possível) para o que a vida será depois...

    ResponderEliminar
  10. resumindo, o trabalho das 9 as 5 foi uma invenção muito parva do ser humano...

    ResponderEliminar