terça-feira, 29 de junho de 2010

Panda, odeio-te. Tu sabes porquê.







Eu não acredito em fundamentalismos. Mesmo. Activismos a torto e a direito, movimentos anti-isto, contra-aquilo, não contam geralmente com a minha assinatura.



Por essa razão, lá em casa não há regras muito rígidas e convive-se facilmente com as coisas que impingem à criançada sem grandes proibições. Deixo a televisão ligada e deixo-os ver coisas aberrantes e/ou sem graça nenhuma como os Mecanimais ou o Ruca. Não percebo a piada mas eles parecem gostar e é esse o objectivo. Eu, pessoalmente, gosto mais de ver os filmes da Barbie, o Pequeno Ponei ou a Docinho de Morango.



Sem stress. Eu papei tudo isso em miúda e não me fez mal nenhum. Ainda hoje, quando preciso de uma caneta a meio de uma reunião de trabalho, o mais provável é que ela saia das profundezas de um estojo da Hello Kitty e que escreva em azul bebé com brilhantes e cheiro a amora.



Deixem-me explicar. Perceber (e trabalhar com) as armadilhas do marketing é saber que podemos isolar as nossas crianças de todas estas tralhas coloridas e comerciais mas vai haver um dia, há sempre esse dia, em que vão chegar da escola e perguntar porque é que todos os meninos têm uma mochila-com-DVD-incorporado-e-GPS-e telemóvel-que-brilha-no-escuro e eles não. Mais valia estarmos à espera e ter a estratégia preparada com tempo.




Enfim. Isto para dizer que eu acredito mesmo é no livre acesso e estimulação do sentido crítico. De tudo um pouco e de algumas coisas em menor quantidade. Até ver, tem resultado. É mais divertido fazer recortes na mesa da cozinha ao fim da tarde do que estar especada em frente ao Canal Panda. É mais giro sair ao sábado do que papar os DVDs das Winx. Pois ela sabe que eles estão lá. Mas também sabe que o mundo está cheio de coisas mais interessantes para fazer.



O que me leva ao verdadeiro tema deste texto. No sábado estivemos no Festival Panda, esse grande evento para a criançada que vai já na terceira edição e cujos anúncios têm dado em repeat nos últimos 2 meses. Mais omnipresente que o Festival Panda, talvez só mesmo as vuvuzelas… e mesmo essas, acreditem, baixaram o seu lugar no pódio dos ódios de estimação para um honroso segundo lugar depois deste fim de semana.



Pois que seria de pensar que foi a menina que pediu para ir ao Festidal Panda. Mas não. Foi a mãe que achou que este ano podíamos levar os meninos. Fazíamos a surpresa. Levávamos o bebé também que acha graça às músicas e bate palminhas. Fazemos umas sandocas e comemos na relva. Vamos de manhã pela fresquinha. Gastamos para cima de 50 euros, mas o que é isso comparado com o brilho nos olhos dela quando de repente der por ela e estiver no Festidal Panda.



Burra. Mil vezes burra.
Seria de pensar que, no mínimo, e já que os bilhetes não eram propriamente dados, se conseguisse pelo menos estar no recinto. Que houvesse umas sombritas, umas coisas para as crianças fazerem. Que houvesse birras na hora de ir embora e pedidos lacrimejantes para ficarmos só mais cinco minutos.



Pois que doce ilusão a minha. Que crassa falta de experiencia em eventos para massas infantis e respectivos agregados familiares.



Houve o mega-concerto da Banda do Panda e seus amigos. Um palco de fazer inveja a muitas bandas de carne e osso, ao melhor estilo Rock in Rio, onde mascotes de peluche, envergadas por pessoas que devem ter feito muito mal a alguém numa vida passada, tiveram honras de estrelas e gritos apoteóticos. Milhares de criancinhas à torreira do sol saltaram e aplaudiram as músicas debitadas por um CD fanhoso. Das 10h30 às 12h30. Duas horinhas. Pleno horário vermelho. Sem um toldo, uma arvorezinha, uma sombrita. Nada. A alternativa era o espectáculo da tarde entre as talvez mais recomendáveis 16h30 às 18h30. Mas nós achámos que de manhã estava menos gente e era mais fresquinho.



Estivemos uns minutos, o suportável. Fugimos para as pretensas diversões do recinto. Meia dúzia de espaços com as habituais pinturas faciais, jogos diversos, insufláveis. Tudo patrocinado por marcas que distribuíam leites, papas, sumos, farturas (!)e merchandising diverso, a quem conseguisse resistir às longas filas e tivesse uma vocação especial para estar de mãozinha esticada à espera da generosa oferta.



Nova fuga.
Um sítio à sombra. Um sítio à sombra. Um sítio à sombra.
Lá arranjámos uma árvore piedosa e um bom m2 de relva para sentar. Ao longe víamos as criancinhas nos insufláveis de borracha sob o sol do meio dia.


Saltavam, coitadinhas, acredito que mais pelo medo de fazer uma queimadura de terceiro grau nas pernas e no rabo do que pela diversão da coisa.



Os miúdos estavam cansados, birrentos. Olhei em volta. Parecia o estado geral de todos. Birras, irritação, calor, desidratação, filas de gente a acotovelar-se. Parece o metro em hora de ponta a uma terça-feira. Parece mesmo. Mas junte-se um carteirista hábil a sacar-nos uma nota de 50 euros do bolso para a analogia ficar perfeita.



Odeio-te, Panda”, disse entredentes. Os altifalantes do recinto replicaram “O Panda é Fixe!”.




Reformulei: “Odeio-te, organização deste evento”.
E fui de enfiada: “Por pensares que as crianças não são mais que meros sorvedouros pedinchões dos euros dos pais, por fazeres os pais acharem que os vão fazer felizes ao trazerem-nos a um evento onde a organização não quis desperdiçar uns trocos numa porcaria de uns toldos para que (não é esse o objectivo?!) eles pudessem de facto brincar, por teres escolhido um local sem condições nenhumas, por não teres gasto um tostão nas áreas de diversão e tudo passar por marcas e mais marcas e mais marcas. Por achares que as crianças não são mais que meros macaquinhos que basta pôr a saltar e a gritar refrões idiotas e os pais meros gananciosos à cata do suminho grátis para darem o dia por bem passado.”



Acima de tudo, concluí, “Odeio-me”. Por ter caído na esparrela. Não é o tempo perdido nem os euros gastos. É o ter tido, eu que até trabalho na área, a ilusão de que quando se organiza um evento para crianças um dos critérios devia ser…o bem-estar das crianças.



Depois do Festival Panda, haverá em breve e no mesmo local um evento para mamãs. Uns dizem que é porque o Parque dos Poetas tem bons acessos, etc, etc. Outros dizem que é porque leva gente a granel e dá para lá pôr bancas a rodos. Que se lixe se tem condições.


Pois quanto a mim, estou decidida.


Faz parte de uma conspiração.


Depois de tentarem fritar as criancinhas, agora estão de olho nas grávidas.


Depois não digam que eu não avisei.

24 comentários:

  1. O resumo perfeito! Se te fizer sentir melhor, também "caí na esparrela" (sim, porque a tua descrição se adapta perfeitamente ao dia seguinte...!) e como nós mais uns (muitos) milhares, conforme atesta, de resto, o teu (que podia muito bem ser o meu) testemunho!

    ResponderEliminar
  2. Este ano também resolvi ir: ele já tinha 4 anos, tinha visto o anúncio a dar e pensei ir logo no Sábado pela manhã.
    Fui logo pelas 9 e pouco, estacionei no Oeiras Park e lá nos pusemos a caminho.
    Andamos, andamos que nos fartamos até que (erro meu) fiquei no pseudo relvado com 2 colegas minhas: eram 10h30 e fazia um calor tal que o miúdo já estava todo transpirado, eu "escorria" literalmente ...fomos para as bancadas mas não se via nada nem ele estava com vontade nenhuma. E porque raio não puseram o palco mais alto? O meu ainda via qualquer coisa agora os filhos das minhas colegas como são piquenos (ainda não têm 2 anos) claro que só viam "cabeças"...
    Saímos e viemos para os insufláveis e afins mas acho que foram muitos os que optaram pelo mesmo pois havia filas infindáveis em todo o lado :-(
    Lá acabei por dizer: calor por calor vamos mas é para a praia que ao menos sempre tomámos um banho quando queremos.
    Meu dito meu certo e lá arrancámos em direcção aos Gémeos: divertiu-se mais e eu também :-) e não pagámos 20 euros (x 2) para andar no meio da confusão.
    E pior ainda ver alguns bébés que deveriam era estar ao fresquinho e não nestas andanças ...Festival Panda? Só se fizer muita questão e quando tiver 6 anos (ou mais) porque este ano não lhe vai deixar lembrança alguma bah
    _ba_

    ResponderEliminar
  3. Eu já visitei o parque dos poetas e é um espaço bonito, mas só a partir das 5 e meia ou mesmo 6 da tarde
    Porque realmente não me lembro daquilo ter grandes sombras...

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que deixaste aqui a tua opinião que sinceramente devia chegar à organização do evento. O meu filhote tem 14 meses e estava a pensar levá-lo para o ano... mas se é assim vale mais agarrar na trouxa e fazermos o nosso próprio piquenique e a nossa própria festa!
    Já viste que ninguém fala disso? Choca-me é porque é moda e têm medo de dizer que aquilo é uma treta?!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Entretanto aproveitei e fui ao www.canalpanda.pt queixar-me das condições do Festival :-)
    _ba_

    ResponderEliminar
  6. Concordo literalmente com as vossas opiniões. Também lá estive e passei pela mesma experiência. Vim com uma certeza "quem organiza aquele Festival não pensa nem respeita as crianças".

    ResponderEliminar
  7. ba, o canal panda não é responsável pela organização do festival, o panda só cede os direitos para as personagens. A organização é de uma promotora chamada Lemon (lemon@lemon.pt). É para eles que eu vou encaminhar as minhas críticas. E provavelmente também na página de facebook deles: http://www.facebook.com/pages/Cascais-Portugal/Lemon-Live-Entertainment/95420583908?ref=ts
    Obrigada por este texto... dá vontade de fazer queixa na DECO pela total ausência de condições do evento. Sandra Cardoso

    ResponderEliminar
  8. Obrigada!!!

    Estávamos indecisos se havíamos de levar o mais velho a Santa Maria da Feira no Domingo, mas agora 'tá decidido: não vamos!!!
    Não sei se o espaço terá mais sombra ou não, até porque à ideia era ir ao espectáculo da tarde para fugir ao calor, mas se a organização é assim tão displicente (já roçando o irresponsável), não vamos coadunar com isso...
    Obigada pela partilha e pela honestidade e também pelo timing - já não vou comprar os bilhetes hoje!
    E vou partilhar no Facebook para tentar que se "salve" mais alguém...

    ResponderEliminar
  9. Se existe amor incondicional é o de mãe. Sim, é verdade - A minha filha divertiu-se. E o evento valeu para ela... já para os pais... enfim, apenas menciono a sua alegria ao estar rodeada de tantas outras crianças e ver os peluches gigantes a 500 metros, poder dançar com os Moleza... Mas sinceramente, é um desespero e ultraje para qualquer pai que se preze. O calor, a falta de sombras, os insuflaveis ridiculos, as filas intermináveis, pais a empurrarem crianças para ganhar um lugar na fila dos sacos de 2 iogurtes quentes e papa, as birras e pais mal-educados, as crianças perdidas, o péssimo som, as filas (sim, outra vez!) para tudo... Não é assim que se fazem eventos, e muito menos para crianças. Este evento não vale mais do que 5€ por casal + crianças. Senti-me ofendida como mãe. O panda é um vírus!

    ResponderEliminar
  10. Estou solidária. Estavam demasiadas pessoas para se poder fazer alguma coisa... Eu tive os bilhetes à borla. O que me deixa um bocadinho mais feliz :) Os miúdos divertiram-se, mas não conseguiram fazer todas as actividades...nem por sombras. Recusei-me a estar em filas intermináveis para ele descer durante 1 min. um insuflável. Mas andou de skate e foi a loucura :) Durante o espectáculo estivemos à sombra sentadinhos na relva. Acho que foi mesmo sorte!!

    ResponderEliminar
  11. Caramba...finalmente encontro um título sugestivo respeitante ao Festival do Panda...É que eu tenho dois garotos (2 e cinco) e ao mais velho nunca lhe passou pela cabeça o Festival do Panda, até o melhor amiguinho dizer em modo "repeat" eu vou, eu vou! Eu detesto o Panda, o Canal é péssimo, sem critérios de horário e com demasiada publicidade! Recuso-me a comprar qualquer porta chaves que seja com o boneco estampado e de repente esta vontade do garoto parecia castigo...felizmente, esqueceu! Portanto, junto-me com agrado aos desenvergonhados : EU (TAMBÉM) ODEIO O PANDA!!! (mas não, não proíbo as criaturas de ver o canal, que elas também não apreciam por aí além as notícias e também as gramam...)

    ResponderEliminar
  12. eu não vou ( o do norte é este fds) e espero continuar a fazê-lo enquanto puder, uma vez que ele ainda n pede.

    adorei o relato!

    ResponderEliminar
  13. Eu costumo dizer que a única coisa boa de não ter filhos é não ser obrigada a saber/ver o Ruca, o Noddy, o canal Panda e os morangos com açucar. Quem sofre em casa e repete... Maso.Maso, Constança.
    Adjectivo literário :)

    ResponderEliminar
  14. Eu ando há três anos a evitar ir e este ano ainda consegui. Sempre me fez confusão ver ali todas aquelas crianças ao sol! Afinal tinha razão!
    Quanto ao resto, penso como tu:))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Foi muito muito mau.... nunca pensei que fosse assim, ainda bem que não fui mais cedo e espero nunca mais ter que ir... Nunca pensei! Fui no Domingo á tarde e foi igualmente tórrido e igualmente cheio de gente....Odeio-te Panda também!!!!! Buuuuuuuu para o panda

    ResponderEliminar
  16. realmente, só de ler já é enervante, quanto mais passar por isso. Gentinha opotunista é o que me ocorre dizer. Inadmissivel e que falta de respeito.

    de resto concordo com essa forma de ver as coisas :)

    bem hajam*

    ResponderEliminar
  17. Obrigada Sandra Cardoso: já enviei um email para a Lemon.
    Podem fazer "orelhas moucas" mas levaram com uma reclamação: acho indecente pagar 20 euros e não pensarem se há condições ou não.
    _ba_

    ResponderEliminar
  18. No sábado tentei estar com uma amiga de longa data no Algarve... disse-me que não podia, pois ía para Lisboa para no dia seguinte levar o filhote de 3 anos ao Festival Panda! E eu pensei "o que leva uma pessoa a fazer tantos km para ir a um Festival Panda,massificado, num dia de calo?". Depois de reflectir, claro! Os míudos, e ver a alegria deles! Mas será que compensa? Pelos vistos não... Ainda não tenho filhos, mas quando os tiver vou tentar resistir ao Festival Panda! Que tal comprarmos o dvd e cantarmos e dançarmos todos lá em casa?

    ResponderEliminar
  19. Tão, mas tão verdade que até faz impressão! Chamei-me de burra para baixa durante o tempo todo que lá estive!

    ResponderEliminar
  20. Este texto devia ser publicado no próprio mural (facebook) da LEMON LIVE ENTERTAINMENT que foi quem organizou este evento!

    ResponderEliminar
  21. Fui com o meu filho ao estádio do dragão em 2009 e foi ele que passado 20 minutos me pediu para vir embora...o chão em terra (tinham tirado o relvado vá-se lá saber porquê!), filas enormes...uma barraquinha de gelados minúscula com uma fila que quase atravessava o estádio e bilhetes CARÍSSIMOS!...
    agora sempre que vê os anúncios diz logo:- mamã, eu não quero ir!..

    ResponderEliminar
  22. APOIADO!!! Excelente relato, principalmente por admitir o seu ‘erro’ :o)

    Eu não fui, mesmo depois de ser criticada por amigas em não levar o meu miúdo, de 29 meses porque no ano passado, 2 amigas queixaram-se da confusão no Estádio do Dragão e depois pensei: mas afinal ele não me pediu para ir porque vou pôr a carroça à frente dos bois, passo a expressão?

    Depois, nós adultos, queixámo-nos que as crianças têm tudo antes do tempo e de quem é a culpa?! NOSSA!

    E digo-lhe que vivo a uns escassos metros do Europarque e ontem, ao tentar sair de casa, quase fui engolida pela multidão!

    Um CAOS que só visto: mais de 2 horas para se conseguir sair da auto-estrada e entrar no recinto, carros estacionados em sítios impensáveis, como a via rápida, filas quádruplas de estacionamento... nunca vi tamanha confusão!!!

    Enfim… inadmissível que usem e abusem de tudo o que é direccionado para as crianças quando sabem, que a maioria dos pais acabam por ceder… alguém deveria ser responsabilizado!

    Tété

    ResponderEliminar
  23. Este ano tb foi o ano de ir ao Panda...e realmente sinto-me em melhor posição de fazer chegar estas e outras críticas à organização...pois temos um Portal e trabalhamos com a Lemon. Fiquei desapontada com o evento em si, pq achei uma seca...torramos todos ao sol...e o espaço em si é bonito, mas devia de ter sido mais bem explorado. Quem quiser escrever um email para enviar à Lemon envie para info@dobebe.com.
    Bjinhos a todas/os
    Sara
    www.dobebe.com
    www.amulher.com

    ResponderEliminar
  24. Sou mãe de um rapaz de 18 meses. Tenho a felicidade de viver em Bruxelas e não haver Panda. Há outras coisas iguais ou piores mas o que interessa é que aqui em casa não se liga a televisão a não ser para ver o jornal das 21h, hora em que o J. já está a dormir.
    Não pensem que sou fanática ou extremista! Eu e o meu marido apenas acordámos que ele tem de puxar pela sua criatividade e imaginação com os brinquedos que tem e na companhia da Pingu ( cadela).
    Até hoje viu parte do Rei Leão em casa de uns amigos.
    Recuso-me a ser escrava do Noddy, do Bob, da Ovelha Choné, Rucas e afins!
    Aqui em casa desenhamos, pintamos, jogamos à bola, dançamos mas recusamo-nos a entregá-lo à
    uma pseudo educadora barata e fácil.

    ResponderEliminar